Se isto se concretizar de fato, Haddad ganhará pontos comigo

Screen Shot 2014-09-09 at 11.12.08 AM

Desde já afirmo que não sou petista e nem tenho intenção de, neste blog, fazer política partidária. Muito menos em favor do PT. Porém, projetos de revitalização de praças em lugares praticamente inóspitos de São Paulo, ainda por cima levando em conta a opinião de crianças que delas irão usufruí-las é, a meu ver, um grande avanço em direção ao sonho da Cidade Ideal. Ou, que seja, de uma cidade realmente mais democrática, amiga de seus cidadãos. No caso, está-se falando da Praça José Luiz de Mello Malheiro, cujas fotos, retiradas do Streetview (Googlemaps) ilustram este texto. Um lugar que definitivamente requer melhorias. Vou, portanto, dar um voto de confiança a esta notícia.

Famílias na rua, crianças na praça são antídotos contra a violência e a desumanização que enfrentamos dia-a-dia no Brasil, com suas imagens e histórias chocantes dominando os noticiários, a perda das referências e tradições da vida brasileira em comum, o consumismo exagerado e sem alma, a desesperança gerada nas pessoas comuns pela impunidade à corrupção que carcome todas as esferas do poder público e agora inclusive esta polarização agressiva entre ideologias que se instalou nos últimos anos.

Hoje as pessoas se fecham tanto em si mesmas… por insegurança, por medo, mas também por uma dificuldade de encontro em locais públicos em que o ato de comprar e gastar dinheiro não seja obrigatório. Nas praças e parques, quando os cidadãos se sentem seguros e o ambiente é bem cuidado, o que dá a tônica na relação entre estranhos que se cruzam é o compartilhamento: do espaço, do momento de diversão, relaxamento e descanso, do brincar infantil, do exercício físico, eventualmente até da fruição da arte (onde haja música ou esculturas ao ar livre, por exemplo). Enfim, compartilhamento do prazer puro e simples da vida urbana.

E quem não se emociona quando lê que o garoto de 11 anos sugere que se construa na praça em questão – que fica ao lado da Radial Leste, perto da Av. do Estado, um local completamente abandonado pelo poder público  –  “um canto para ler”?Screen Shot 2014-09-09 at 11.22.48 AM

Só nos resta torcer para que a revitalização realmente saia do papel – e que as crianças e suas opiniões definitivamente sejam levadas em conta. Do contrário, terá sido propaganda enganosa, com uso – extremamente anti-ético – da imagem dos meninos e meninas que participaram. Fiquemos de olho.

Screen Shot 2014-09-09 at 11.19.01 AM

Aí está a matéria, publicada em 06/09/2014, copiada integralmente do link: http://www.capital.sp.gov.br/portal/noticia/3659#ad-image-6

Crianças participam de projeto arquitetônico para revitalizar praça na região central

A primeira-dama Ana Estela Haddad participou da apresentação do projeto para a Praça José Luiz de Mello Malheiro neste sábado (6). Ação faz parte da comemoração do primeiro ano do programa São Paulo Carinhosa

Como parte das comemorações do primeiro ano do programa São Paulo Carinhosa, da Prefeitura de São Paulo, entidades que integram a ação municipal apresentaram neste sábado (6) o projeto arquitetônico para revitalização da Praça José Luiz de Mello Malheiro, no Glicério, região central da cidade. O projeto é resultado do curso “A Voz da Criança no Projeto de Arquitetura –  Escuta Glicério”, e foi desenvolvido com a participação de crianças que moram em habitações coletivas da região central.

O projeto da praça foi elaborado com a orientação de profissionais da consultoria de projetos sociais e urbanos Criacidade, com o apoio da Associação Fábrica da Cidadania e com a participação de estudantes de arquitetura do Centro Universitário Belas Artes de São Paulo. Por meio de oficinas lúdicas, as crianças puderam dar sugestões do que queriam fazer na praça e quais brinquedos gostariam de brincar.

A coordenadora da Política de Desenvolvimento da Primeira Infância e primeira-dama, Ana Estela Haddad, acompanhou a apresentação do projeto arquitetônico. Ela classificou como fundamental a possibilidade de ouvir as crianças para saber o que elas identificam como prioridade.

“Quando uma criança está vivendo uma realidade diferente da nossa, às vezes a gente pode até achar que sabe o que falta a ela, mas é ela quem sabe. Isso também é um exercício de educação, de autonomia”, afirmou.

A primeira-dama também lembrou que a Prefeitura, por meio da Subprefeitura Sé e de diversas secretarias, apoia o projeto há um ano identificando as necessidades de famílias que vivem em habitações coletivas na região do Glicério e realizando ações para melhorar as condições de moradia. “A ideia da São Paulo Carinhosa é que a gente possa justamente integrar nos territórios as diferentes ações do poder público para trazer melhores condições de vida das crianças”, disse.

A diretora da Criacidade, Nayana Bretas, ressaltou a importância da articulação de diversos setores da sociedade com o poder público para desenvolver projetos como o “Escuta Glicério”. “Quando todo mundo se une, a gente consegue fazer muito mais”, afirmou.

A professora Denise Xavier, coordenadora do Programa de Extensão do Centro Universitário Belas Artes, também falou sobre a importância da comunidade na elaboração de propostas. “Nada disso faz sentido se a comunidade não se envolver”, disse.

O estudante Fagner Silva de Oliveira, 11, foi uma das crianças que participou do projeto. A sugestão dele para a praça foi a construção de um “canto para ler”. Quando o projeto da praça for viabilizado, ele espera ter um lugar para brincar, o que hoje ele não tem. “Hoje não dá para brincar na praça porque tem gente morando lá. Mas vai ficar show”, afirmou.

A praça projetada pelas crianças terá um grande brinquedo de borracha, que elas chamaram “geleca”, onde terá escorregadores e espaço para escaladas. O brinquedo “geleca” ficará em dois lados da praça onde o trânsito é mais carregado, contribuindo para a segurança das crianças. Também terá uma arquibancada para apresentações artísticas que poderão ser feitas no centro da praça e aparelhos de ginástica para adultos. A execução do projeto na praça ainda depende de parcerias com a iniciativa privada.

São Paulo Carinhosa

Lançado em agosto de 2013, o programa São Paulo Carinhosa visa articular, coordenar, divulgar e ampliar as ações realizadas por diversas secretarias municipais para a promoção do desenvolvimento integral de crianças de até 6 anos. No total, 14 secretarias estão envolvidas com o projeto.

O programa é composto por um comitê gestor formado por representantes das secretarias municipais de Governo, Educação, Saúde, Assistência e Desenvolvimento Social, Direitos Humanos, Cultura, Esportes, Segurança Urbana, Verde e Meio Ambiente, Políticas para Mulheres, Igualdade Racial, Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, Coordenação das Subprefeituras e Serviços.

Além das secretarias, o programa também articula ideias e atividades entre sociedade civil e governos estadual e federal, sempre em sintonia com o Estatuto da Criança e do Adolescente, o Programa de Metas do município e o Plano Nacional da Primeira Infância, visando prioritariamente territórios e populações em situação de vulnerabilidade social.

Anúncios

Sobre Cidade dos Meus Amores

Meu nome é Bruna. Médica com residências em pediatria e psiquiatria, imigrei para a Alemanha em 2009 e, desde o nascimento do meu filho, em 2011, virei uma mãezona orgulhosa e contente com minha cria. Sonho com um mundo onde as crianças sejam levadas sempre em conta, ou seja, em que cada ação e escolha nossas, nos perguntemos: isto é bom para o mundo em que quero que meu filho viva? Estou segura de que esta é uma estratégia ética infalível para que construamos cidades mais humanizadas e relações humanas mais transparentes e honestas.
Esta entrada foi publicada em Atividade física, Brincar, Parquinho, Pracinha com as etiquetas , , , , , , . ligação permanente.

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s